segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Nisekoi - Enrolação Desnecessária


Olá batalhadores que conseguiram ler este manga até o final e olá pessoas sãs que abandonaram a obra, tudo bom? Hoje venho comentar da minha longa jornada de tortura e ansiedade lendo Nisekoi.

Antes de tudo, algumas explicações:
VOLTAMOS!!!!!

Estamos pelo menos 2 ou 3 semanas sem posts, mas FINALMENTE ESTAMOS DE VOLTA!

Como podem ver, dei uma repaginada nas guias do blog (Colunas e Sobre) e no Banner do blog.

Criei a Página do Facebook

E por fim, me organizei com os projetos do blog, podem esperar coisas boas!


FICHA TÉCNICA

Título: Nisekoi (False Love)
Tipo: Manga
Número de capítulos: 229 capítulos
Número de volumes: 25 volumes
Status: Completo
Gêneros: Comédia, Romance, Escolar, Harém
Demografia: Shounen
Mangaká: Naoshi Komi
Ilustrador: Naoshi Komi
Ano: 2011

Todos os Volumes de Nisekoi
SINOPSE

Ichijou Raku é um garoto aparentemente normal, que mantém uma promessa desde sua infância: guardar um colar-cadeado, dado por uma garota. Raku no entanto, é filho do chefe da Yakuza, e por isso nunca teve uma vida lá muito normal. Um dia Chitoge, uma aluna transferida aparece pulando o muro e caindo por cima de Raku, o que causa estranhamento entre os dois devido à perda do colar de Raku no choque entre eles. Após dias de busca e desavenças, ambos descobrem que o futuro lhes pregou uma peça: apesar de se detestarem, precisarão se fingir de namorados para evitar a guerra entre a Yakuza, da família de Raku, e a máfia, da família de Chitoge. Um romance fadado ao desastre e guerra entre facções inimigas.

REVIEW

HISTÓRIA - 5/10

Um pouco do sentimento de ler Nisekoi
É um pouco complexo falar da história de Nisekoi. Não que o plot seja complexo, mas é complicado julgar Nisekoi pela sua história quando o maior problema é que ela não acontece.

A história de Nisekoi em si não é ruim. Temos uma premissa meio boba, seu plot usa clichês do gênero, até ai nada que possa ser considerado um defeito, mas com certeza não são qualidades.

É muito bom quando a história de Nisekoi vai pra frente. Os personagens são carismáticos, o romance é bem feito o suficiente pra entendermos os sentimentos dos personagens e conseguirmos torcer por todos eles em seus respectivos capítulos e arcos. O problema é que a história NÃO anda.

O maior defeito de Nisekoi é que ele enrola DEMAIS. Nisekoi tem 229 capítulos, mas ele tem conteúdo para apenas 100. É como se tivesse 5 capítulos uteis e interessantes a cada 30.

O manga vai adicionando personagens, consequentemente expandindo o harém, consequentemente fazendo mais 400 capítulos de encontros entre as garotas e o Raku e NENHUM desses encontros dá em nada, as relações não progridem, a história não progride, os personagens não evoluem, é só enrolação pra encher linguiça.

Só três garotas dessa imagem não estão no harém e 2 que estão, não estão na cena

Cada vez que chegamos perto de descobrir quem é a garota da chave de Nisekoi o autor cria algum obstáculo pra dar mais uma enrolada.

"Pronto consertamos o cadeado... mas eu n acho bom abrirmos ele agora"

"Eu sei de tudo sobre o passado, mas não vou contar hehehe"

"Consertamos o cadeado de novo mas OH, alguém derrubou ele no lixo"

Da um nervoso, os personagens não colaboram, agem que nem idiotas.

Até coisas relevantes não servem pra nada, um arco sobre a Chitoge se mudar pra no fim não rolar

Quando a história se movimenta, quando os eventos são úteis, é tudo muito legal (como a parte da peça no volume 6 que faz a Chitoge se apaixonar pelo Raku ou o arco da Marika sendo resgatada da sua mãe).

O problema é justamente QUE ELA NÃO AVANÇA!

Chega a ser uma tortura ler Nisekoi, porque nada que acontece importa, parece que você ta jogando seu tempo fora.

Bom, pelo menos o final do manga foi bom. Tivemos uma boa construção, a revelação foi esperada, mas a essa altura, SER uma revelação é um ponto positivo. Eu fiquei satisfeito com a decisão dos personagens, o dialogo da Chitoge e do Raku se declarando é muito bom, foi um ótimo final, bem satisfatório.


Só me incomoda que os dois deram o primeiro beijo ANOS DEPOIS DE SE DECLARAREM! É meio que uma auto-paródia? Nisekoi é tão enrolado que eles dão o primeiro beijo um dia antes de se casar? SERÁ QUE NISEKOI É UMA DESCONSTRUÇÃO DO GÊNERO NISEKOI? Ok, ignorem tudo que eu disse, estou mudando a nota para 10/10.

Vale lembrar, as melhores histórias são as que envolvem o Shuu e a Ruri. O mini-arco do avô da Ruri, o mini-arco do "primeiro amor" do Shuu e o mini-arco deles cuidando da criança gringa foram os melhores da história para mim.



ARTE - 8/10

Não tenho muitas reclamações à arte de Nisekoi, não é nada fantástico, mas uma vez ou outra você tem um requadro muito bonito.


PERSONAGENS - 7/10

Os personagens são a força de Nisekoi. Por mais que 90% deles sejam esteriótipos e conceitos em ação, extremamente genéricos, eles são muito carismáticos. A única personagem que eu não gosto é a Marika, eu não tenho muito motivo, mas ela me da preguiça.

O autor reconhece que os personagens seguram a obra e faz dois usos deles, 1 muito bom, outro terrível.

O jeito terrível é o já citado, enrolar capítulos com encontros desinteressantes confiando no carisma das meninas (tal uso funciona uma ou outra vez).

O jeito certo é quando ele tenta nos convencer do porque elas amam o Raku e porquê elas deveriam ser amadas pelo Raku. É muito difícil escolher uma favorita quando todas tem seus motivos e suas qualidades. Durante o decorrer da serie eu ficava muito em cima do muro, não sabia decidir entre Onodera e Chitoge para ser a companheira de Raku.

O próprio Raku que é mega genérico e eu de fato não me importo com o personagem, é uma pessoa muito bacana. Eu consigo entender porque amam ele, ele é gentil, pensa nos outros, esforçado, carismático.

Mas de longe os destaques são a Ruri e o Shuu, DESCULPA MAS SE NÃO FOSSEM ELES EU TERIA DROPPADO NISEKOI.

Resultado de imagem para nisekoi characters manga

ENTRETENIMENTO - 4/10

Eu vou me repetir de novo, mas eu tenho que gritar isso o máximo que eu puder, é um desabafinho pessoal, TORTURA, LER NISEKOI É TORTURA! É tão enrolado, mas tão enrolado, nunca acaba, é como se estivesse cortando seu braço, mas cortassem 1 cm a cada meia hora.

"NISEKOI, ACABA COM ISSO LOGO, EU NÃO AGUENTO MAIS!"

Quando a história anda, é divertido, mas NÃO VALE A PENA A TORTURA!

Por isso eu digo, se você quiser experimentar Nisekoi, assista ao anime.

A primeira temporada é muito boa, funciona, é bem produzida, divertida, passa rápido.

A segunda tem problemas de adaptação e ritmo, mas ainda é "ok" sabe?

Se mantenha no "ok", ok?

NOTA FINAL - 5/10

Como eu disse, se analisarmos as coisas separadamente, Nisekoi não é uma obra ruim, se tivesse apenas 10 volumes, funcionaria perfeitamente, poderia até conquistar um 8/10. MAS 25 VOLUMES PORRA? NÃO DA. É bem genérico, arrastado, enrolado, é muito "manga de romance mediano" com uma ou outra vantagem, uma ou outra desvantagem, mas no geral é mais do mesmo do mercado com personagens diferentes.

Bom é isso. Comente o que você achou de Nisekoi!

Lembre-se de me seguir no Twitter: https://twitter.com/Lucas_Mazza2000


Nenhum comentário:

Postar um comentário