sexta-feira, 29 de junho de 2018

Yuri on Ice - Paixão e Sexualidade


Olá caros apreciadores de obras que relatam as relações homo afetivas de jovens (as quais, eu não aprecio), tudo bom? Venho aqui tentar relatar um pouco o que eu interpretei e gostei em Yuri on Ice. Devo avisar que normalmente eu não gosto de obras Yaoi.


OK PRIMEIRO ISSO AQUI PRECISA DE CONTEXTO

Essa foi uma das primeiras reviews que eu escrevi e foi para um grupo de Facebook, por isso ela é mais "vazia" e pequena, futuramente posso tentar rever Yuri on Ice e refazer esta review, por enquanto se contentem com isso, abraços!

OBRIGADO PELA ATENÇÃO

VENHAM! LEIAM! COMENTEM!
FICHA TÉCNICA

Título: Yuri!!! on Ice
Tipo: Original
Número de episódios: 12 episódios
Gêneros: Comédia, Esportes
Demografia: --
Diretor: Sayo Yamamoto
Estúdio: MAPPA
Ano: 2016

Resultado de imagem para yuri on ice cap 1 sub español
Key Visual

SINOPSE

Yuri Katsuki carregava a esperança de todo o Japão no Grande Prêmio de Patinação Artística, mas sofreu uma derrota esmagadora nas finais. Ele volta à sua terra natal em Kyushu e se esconde na casa de seus pais, indeciso entre continuar patinando e se aposentar de vez. É então que Viktor Nikiforov, pentacampeão mundial na categoria, aparece de repente com seu colega de treino, Yuri Plisetsky, um jovem atleta prestes a superar seus veteranos. É assim que os dois Yuri e o campeão russo partem para competir num Grande Prêmio como o mundo jamais viu!

REVIEW

HISTÓRIA - 8/10

Vou levar em consideração dois pontos aqui, primeiro: A História do Yuri e segundo: Yuri on Ice como anime de esporte. Primeiro falaremos da história do Yuri: 

Yuri on Ice conta a história de Yuri Katsuki, um competidor já sucedido de patinação no gelo que perde na final de um campeonato. Em sua terra natal ele é "secretamente" gravado imitando seu ídolo russo Victor Nikiforov. Seu ídolo vê o vídeo, se interessa pelo garoto e viaja ao Japão para treina-lo. Começando por essa introdução, é notável a diferença de Yuri on Ice para com outros animes de esporte como Haikyuu, Kuroko no Basket, All Out!, etc... O conflito destes animes em sua maioria são personagens se aprimorando em técnicas especificas que só eles tem ou que eles são especialistas, ou então técnicas onde a personalidade dos personagens são representadas (Exemplo o Nishinoya de Haikyuu tem um golpe normal, mas que ele deu um nome e grita ele, porque é um personagem que quer atenção, ele tem um visual que chama atenção e seu "golpe especial" reflete nisso).

Já em Yuri on Ice você começa o anime com um protagonista que já é bom, que não precisa aprender nenhuma técnica e participa de um esporte onde ele não tem como ter uma técnica especifica. O conflito real do Yuri é sua timidez e sentimento de inferioridade. Invés de vermos uma história de superação, esforço e espirito de equipe, vemos uma história de auto-descobrimento do personagem.

Após esse evento, o Yuri Russo vai pro japão e entra em uma competição com o Yuri Japonês para ver quem o Victor irá treinar. Yuri J. terá que fazer uma apresentação de Eros enquanto o Yuri R. terá que fazer uma apresentação de Amor, pois o Yuri J. é um personagem muito afetivo e carinhoso enquanto Yuri R. é um personagem mais superficial, mais ousado. Aqui o Yuri R. descobre como expressar o seu amor, ele percebe então o amor e afeto nas pessoas e se torna uma pessoa muito mais gentil como o Yuri J. Em contrapartida temos o Yuri J. descobrindo o Eros, aqui entendemos que não é só um personagem aprendendo a ser mais sensual e ousado, o Yuri tem que descobrir sua sexualidade, e não estou falando dele se tornando gay, é sobre ele despertando o interesse sexual.

O Yuri é um personagem que não possui um interesse sexual, ele ignora, ele não se interessa por eros. Então ele pega para sua apresentação o desejo mais sujo e carnal que ele tinha até o momento: Amor por bolinhos (ou algo do tipo, tinha haver com comida). Entenderam o ponto do personagem?

Ele não tem essa experiencia e vontade sexual. Por conta de suas técnicas mesmo tendo caído ele impressiona Victor e ganha a competição.

Seguindo agora pra competição, Yuri J. desenvolve muito mais seu Eros e agora já tem em sua mente uma imagem sensual de uma mulher seduzindo seu marido e usa isso em sua apresentação que naturalmente se desenvolve para o próprio Yuri descobrindo sua sexualidade e seduzindo o Victor em sua mente.


Yuri on Ice vem construindo um romance homossexual muito naturalmente onde o conflito deixa de ser "ganhar a competição" para "surpreender e ficar em pé de igualdade ao Victor", deixa de ser uma relação treinador e competidor e sim uma relação de competidor e competidor e ao mesmo tempo amante e amante.

A prova disso é no final, quando Victor fala para o Yuri "Como seu treinador e pessoa que te ama eu fico feliz pela sua performance me superando, mas como competidor eu estou zangado e irei te superar".

É muito interessante e ótimo em Yuri on Ice é que o Yuri não "cria" uma sexualidade gay, ele descobre a si mesmo, a prova é quando o anime da seus flashbacks onde o Yuri fica bêbado e faz um poli-dance antes mesmo de "perceber" sua sexualidade. Ele sempre teve esses sentimentos, ele só não sabia disso por conta (talvez) de sua ansiedade, baixa autoestima, auto rejeição, etc. O Victor foi auxiliando o Yuri a entender a si mesmo, descobrir a sua sexualidade e acarretando tudo na cena do "beijo".


Agora vamos falar de Yuri on Ice como um anime de esporte, Yuri on Ice não é um dos melhores animes de esporte. Apesar de você conseguir ver e entender o que está acontecendo nas apresentações mesmo sem entender nada de patinação no gelo (como eu), fica difícil entender quem está em vantagem durante as partidas.

Yuri on Ice não é muito intuitivo como anime de esporte, diferente de Haikyuu ou Eyeshield 21, Yuri on Ice não se preocupa em te explicar as regras ou apresentar o esporte para você. É um ponto negativo? Até seria, mas Yuri on Ice não é um anime de esporte, é um anime de "expressão de arte".

Nas apresentações importa muito mais a lógica e pensamento de cada personagem do que sua técnica. Quando um personagem vai patinar você entra na lógica interna da pessoa, por exemplo, tem um cara que imagina a história que ele está contando com sua dança, você tem um cara que tudo que ele pensa é em ser o mais sexy o possível e como ele quer que todos olhem seu corpo (inclusive ele ejacula durante a apresentação, é meio gozado) e você tem um cara que pensa em como ele deve usar o pulo quadruplo, se deve usar agora ou na segunda metade pra ganhar mais pontos e coisas do tipo, tendo uma visão muito mais técnica e competitiva do que os outros personagens.


Concluindo, Yuri on Ice não é uma história sobre o romance do Yuri e do Victor e muito menos uma história do Yuri melhorando na patinação no gelo. Yuri on Ice é a história do Yuri se descobrindo e usando o seu amor e eros junto de sua profissão para superar seus problemas de ansiedade, baixa autoestima e complexo de inferioridade.

É uma obra muito introspectiva e que sabe trabalhar muito bem os temas que aborda.

PRODUÇÃO - 7/10

Err... Vamos lá. 

Os 3 primeiros episódios são EXTREMAMENTE BEM PRODUZIDOS. A animação é fluida, o traço não quebra nunca, a trilha sonora funciona bastante, tudo é muito bom.
Porém a partir do episódio 4 pra frente a animação começou a decair ao decorrer dos episódios, as apresentações começaram a ficar bem feias e tem alguns momentos que meteram uma CGI muito mal feita.

Apesar de tudo, isso só se dá durante as apresentações, nas cenas normais e de diálogo a animação continua consistente.

Outra reclamação que eu tenho é que as músicas das apresentações são bem esquecíveis, então tira um pouco da magia do anime.

Cena do 1º episódio (se não me engano)
Cena dos episódios posteriores

E claro, tenho que elogiar a MARAVILHOSA Opening e a MARAVILHOSA Ending que este anime possui.


PERSONAGENS - 9/10

Eu já elogiei como a relação dos protagonista é bem construída, agora irei elogiar como os protagonistas são bem construídos.

Além do Yuri Katsuki, todos os outros personagens são extremamente bem desenvolvidos. Vc tem o Yuri Plisetsky descobrindo como expor seu afeto e carisma e deixando a marra de lado, o Victor lidando com o conflito de ajudar e amar seu rival e querer supera-lo, o JJ tendo que lidar com a pressão enorme que ele e seus fãs põe nele para ganhar todas as competições, entre outros conflitos e personagens, todos são muito bem trabalhados e tem seu devido tempo de tela, o suficiente pra desenvolve-los mas não para roubar a atenção dos protagonistas.


ENTRETENIMENTO - 8/10

Yuri on Ice é bem fácil de assistir, ele empolga e é interessante, perfeito para maratonar. Eu acompanhei o anime e ficava empolgando toda semana. Teve uma certa enrolação lá pro penúltimo episódio, meio que tentando arrastar a relação do Yuri e do Victor pra poder fazer uma meia conclusão/meio chamada pra segunda temporada no último episódio. 


NOTA FINAL - 8/10

Yuri on Ice é uma obra que pega um protagonista humano e desenvolve seus sentimentos numa jornada de auto descoberta enquanto nos entretêm com uma competição criativa (porém... feia?) com personagens que possuem seus próprios conflitos além de apresentar um dos poucos relacionamentos homossexuais dos animes que não força fanservice para fujoshis (nada contra garotas terem seu próprio tipo de fanservice, mas eu como homem, não vejo interesse nisso, uma história que só existe para fanservice de Yaoi é equivalente a uma obra que só existe para fanservice ecchi, logo quando uma história deixa essa sexualização de lado, temos que contar como ponto positivo).

Recomendo Yuri on Ice para qualquer um que queria ver uma boa história de romance e uma boa história de descobrimento próprio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário